quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Pela janela
Ela levantou da cama da maneira que estava, abriu a janela de frente para o mar e acendeu um cigarro.
Ele ficou na cama, olhando-a como um artista que olha sua obra prima.
Ela pensando que poderia fazer isso pelo menos uma vez por semana, ele desejando uma vez ao dia.
Ela olhou para o mar e ele para os seus cabelos.
Por um instante tudo parou...
Ela pensou que poderia viver com ele para sempre, ele não tinha tanta certeza...
Ela foi ao frigobar e abriu um prosecco. Ele foi pra janela fumar um cigarro e olhar o mar.
Ele se perguntou se ela seria a mulher da sua vida.
Ela, quando eles se veriam novamente.
Ele olhava as ondas e ela as costas dele.
Ele voltou, bebeu na mesma taça que ela, lançou-lhe um olhar.
Ela retribuiu o olhar, deu um beijo nele.
Eles viraram pro lado e dormiram.
* Conto escrito por mim (Dezembro de 2009)
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Os deputados racham minha cara...
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Hexagerado, jogado aos seus pés....
Estou tentando desde segunda feira escrever sobre o dia 06.12.2009. Mas precisei me acalmar lendo outros posts, outras histórias de quem presenciou o que eu presenciei nesse dia mais que iluminado.
No sábado cheguei no Rio e fui direto pro fumageiros (que é a sede da torcida) ver se ainda tiha alguma coisa pra fazer... Revi os amigos e fui beber uma cerveja. Quando voltei estava uma fila de pessoas que ia subindo pela escada todas passando de mão em mão saquinhos de bandeirinhas que fariam parte da festa no domingo.
Cheguei em casa e como sabia que não conseguiria dormir... fui pro show de um amigo meu na Lapa. Felizes e contentes os meninos tocaram o último bloco vestindo o manto. Eles nunca estiveram tão bonitos. Hehehehe
Chego em casa as 4 da manhã e durmo até as 5 e meia. Banho, manto sagrado específico das decisões na mochila, blusa da Urubuzada no corpo e partiu pra sede.
Chegando lá umas 6:30, cerca de 20 pessoas passando as bandeirinhas, pepel picado, papel higiÊnico, tudo que poderia fazer a festa, de mão em mão pra por no caminhão e o Caco Barcelos do Profissão Repórter ali com a gente, vivendo um dia de mulambada.
Fomos pro Maraca (detalhe: ninguém comeu). A Thamini tinha um biscoito ali que foi dividido com torcedores, a galera do Lance enfim, todo mundo que tinha se esquecido de comer, porque a essa altura ninguém sentia fome, sono, frio... ia chegar a Páscoa mas não dava 17hs.
Entramos no Maraca depois de algumas burocracias e passamos a distribuir as bandeirinhas pelas cadeiras azuis, era cadeira que não acabava mais, o sol abriu, haja protetor solar, e sobre os gritos de 'Manda mais bandeirinha preta que acabou aqui' e 'Vamo lá galera, faltam 3 blocos de cadeiras'... a água em um galão de 10 litros era passado de mão em mão porque não tinha copo. Éramos 150 pessoas preparando a festa, representando uma nação que dali a algumas horas estaria mais feliz que pinto no lixo.
Tivemos que sair do Maraca, resolvi voltar pra sede pra tomar uma cerveja que ninguém é de ferro, conversei com os amigos, pra tentar relaxar... mas tudo que eu pensava era ir logo pro Maior do Mundo ver o Maior do mundo jogando!
O relógio marcava 13:30 quando pegamos uma van e fomos pro Maraca. Filas gigantes, desorganização total... a fila no Beline tava depois do maracanazinho e em fila dupla, tivemos a idéia de ir pela rampa da UERJ. Choque de ordem é o caralho! Cerveja em volta do Maraca à balde (ainda bem, o calor tava demais). Éramos 8 meninas.
Chegamos lá do outro lado e uma embolação... ia começar o jogo e a gente na fila, resultado: vamos furar. Cara, péssima idéia. Cara imprensada na grade, a essa altura já nos dividimos em duplas, passei pela barreira policial, as catracas pararam de funcionar, o Gepe tentando segurar a multidão... não precisei de ingresso (embora tivesse com o meu) passei por debaixo da roleta e rampa acima, lá fomos nós. Chegando no anel uma fumaça de spray de pimenta, entramos no banheiro, coloquei o manto da sorte, molhamos a camisa pra passar pela nuvem... e Dá-lhe Mengoooooooo!
Acabou o perrengue... agora eram os 90 minutos mais longos das nossas vidas. Desci pra faixa (lugar de sorte, manto da sorte... tudo daria certo).
Começa o jogo, não senti mas meus pés, minha cabeça latejava, pressão baixa... gol do Grêmio. Puta que pariu, agora fudeu! Maraca calado, ninguém tinha força de gritar nada... Gol do Inter, gol dos bambis, o Mengão em 3º (pra ajudar mais ainda, no telão mostrava os resultados dos outros jogos e a classificação). Estavamos em terceiro, caralhoooo, pra cima deles Mengooooooooo.
David salvador empatou, agora vai, agora vai... não foi.
Segundo tempo... e o Gol não saia. Ia Deus e o mundo pra área e nada... e reza daqui, beija santo dali, faz promessa, dá as mãos, morde o boné, chuta cadeira... e Gol do Angelim. Acabou o Mundo, o Maraca tremia mais que o Japão no terremoto. Ajoelhei no chão e chorei. Era o fim de 17 anos de espera. Não sei quanto tempo eu fiquei ali no chão chorando... perdi as forças... não importava mais nada. E o jogo não terminava... ansiedade. Apitaaaaa careca... apita logo essa porra!
E quando finalmente os 100.000 torcedores lá dentro e os outros milhares no mundo inteiro viram o árbitro apontando para o meio de campo...
O grito de HEXACAMPEÃO ecoou nos 4 cantos do mundo.
E eu?! Fiquei ali quietinha na faixa, chorando. Tentando entender o que estava se passando comigo. Tentando realizar o que eu estava vendo... Pessoas chorando, se abraçando. É uma felicidade que não dá pra explicar. É como se nada de ruim existisse no mundo. Você só consegue sorrir.
Parabéns a todos que de alguma forma participaram disso. Parabéns a nós! E ainda querem que sejamos humildes! Mas torcer pro Maior do mundo é isso. É ter alegrias, tristezas, mas acima de tudo, saber que a vitória se conquista quando todos lutam juntos.
Ainda bem que eu sou Flamengo!
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
O primeiro mês pós-vício!
Confesso: eu roía unha. Sei que muita gente vai falar 'Ah, que bobeita, tanta gente rói'. Mas o caso não é esse, levei uns 17 anos para conseguir fazer isso e estou a um mês sem fazê-lo. Clap, clap, clap. Isso tá parecendo uma reunião de Roedoras de Unha Anônimas. A grande dificuldade é controlar a raiva quando você se machuca com a própria unha. Isso sem contar que minha letra não é mais a mesma, não consigo tocar violão, a digitação fica mais lenta, pra coçar o ouvido é uma coisa triste e pra pegar um objeto no chão então é um 'Deus nos acuda', a unha bate no chão e incrível... dói. Eu não sabia que unha doía até deixar a minha crescer e eu descobrir que ela não é inquebrável. Claro que tem suas vantagens... é sempre bom olhá-las arrumadinhas, poder pintar de vermelho sem ficar rídiculo porque ao invés de um cotoco de unha com um borrão, vocÊ agora tem pelo menos 1,3 cm! Fora conseguir pegar um cartão de primeira quando cai no chão, tirar gelo da forminha sem derrubar tudo na pia, desatar um nó de sacola de hortifruti e outras coisas que não podem ser ditas assim, mas perguntem aos homens porque eles gostam de unhas grandes (risos).
Só que tudo isso vem acompanhado de um sintoma: A PARANÓIA. Sim, a famosa nóia de não fazer coisas que antes eram comuns pelo fato de quebrá-las, não deixar sem esmalte pra não cair em tentação...
Enfim, agora eu grito Amém e corro pro abraço... é só domingo eu me controlar pra não ter que pagar penitência.
Por hoje não vou mais roer!
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
A semana mais longa da minha vida
Começou ontem as 19hs quando o Flamengo assumiu a liderança do campeonato na penúltima rodada. O último jogo será no domingo e essas 143 horas vão demorar uma eternidade. Aliás 17 anos esperando o Hexa. Lembro-me até hoje o Júnior levantando a taça em cima do botafogo. Eu tinha apenas 7 anos mas o suficiente para gritar penta em frente a tv! E agora com 24 anos o que me espera?! Um maraca lotado, todos vibrando em prol de uma causa única.
É complicado dizer os sentimentos, acordei hoje e coloquei o Manto pra ir trabalhar. Minha mãe disse que era anti-ético. Fui obrigada a rir, minha própria mãe me lembrando da força dessas cores... depois reclamam que somos 'humildes'.
E não é pra menos, o Manto faz tremer, faz virar qualquer olhar na rua!
Essas cores que falam por si só... o preto e o vermelho do nosso sangue e coração!
E que venha terça, depois quarta...
estarei esperando ansiosamente pelo domingo.
E esse dia que não chega.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Descascando abacaxis...
Comecei a escrever uma linha do que eu tinha me proposto pra escrever no blog hoje e o telefone toca, era meu padrasto pedindo para buscá-lo no trabalho. Aqui em casa o carro fica comigo porque ninguém gosta de pagar um dia inteiro de estacionamento e a 'motorista' aqui não consegue dizer não.
Só pra vcs terem uma idéia...
Hoje acordei as 5 da manhã, tomei café e fui trabalhar. Eu entro as 6hs então trabalhei até as 10hs, voltei pra casa. Assim que eu cheguei em casa meu padrasto me pede pra levá-lo ao trabalho, nisso 10 e pouca o trânsito já está caótico... Eu volto, quando eu entro no estacionamento do meu prédio, minha mãe liga que é pra pegar o vestido dela de formatura e 5 abacaxis na casa da minha tia. Mais trânsito e o que é pior, aqui em Campos se resume a carros com péssimos motoristas, onibus, carroças, pedestres e bicicletas, ou seja, é pouco estressante, para não dizer o contrário.
Tudo bem... fui lá peguei o vestido e os benditos abacaxis... fui almoçar no restaurante e quando eu chego no meu prédio a sacola de abacaxi estoura. Vai Thaís com um cabide com o vestido pendurado e catando os abacaxis no meio do estacionamento.
Peguei o carrinho de compras pra ficar mais fácil de carregar, quando cheguei no meu andar percebi que tinha esquecido a chave na portaria... volta eu lá em baixo.
Chego em casa vou colocar as roupas na máquina e lavar minhas camisas na mão porque o tecido é dry fit e se colocar na maquina estraga.
Minha mãe me liga pra pegá-la na rodoviária... fui e ela resolve me estressar dando palpites no transito
'olha o carro, tá vindo uma moto a 1 km de distancia'
'Mãe, eu sei dirigir. Mãe eu to vendo'
Deixei ela em casa e fui dar aula. Volto de dar aula, ela me liga pra eu levá-la na formatura porque ela tem que substituir a diretora.
Vou eu lá... chego em casa, tiro o tênis, sento pra escrever... quando me liga meu padrasto pra pegá-lo no trabalho.
Chego de lá... sento pra tentar escrever de novo, o telefone dele não para, a televisão alta e o computador fica na sala e eu não consigo escrever minha crônica sobre alimentação.
Depois disso tudo foda-se a alimentação que eu preciso de um chopp.
Dúvida: O que é mais estressante: um ônibus, um roda presa ou um fusca na sua frente?
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Peixes, pássaros, pessoas...
Peixes
Mariana Aydar
Peixes são iguais a pássaros
Só que cantam sem ruído
Som que não vai ser ouvido
Voam águias pelas águas
Nadadeiras como asas
Que deslizam entre nuvens
Peixes, pássaros, pessoas
Nos aquários, nas gaiolas,
Pelas salas e sacadas
Afogados no destino
De morrer como decoração das casas
Nós vivemos como peixes
Com a voz que nós calamos
Com essa paz que não achamos
Nós morremos como peixes
Com amor que não vivemos
Satisfeitos? mais ou menos
Todas as iscas que mordemos
Os anzóis atravessados
Nossos gritos abafados
Peixes, pássaros, pessoas
Nos aquários, nas gaiolas,
Pelas salas e sacadas
Afogados no destino
De morrer como decoração das casas
Nós vivemos como peixes
Com a voz que nós calamos
Com essa paz que não achamos
Nós morremos como peixes
Com amor que não vivemos
Satisfeitos? mais ou menos
Todas as iscas que mordemos
Os anzóis atravessados
Nossos gritos abafados
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Sem vontade
Desculpem mas eu não tenho tido vontade pra escrever, sabe quando você para e pensa na vida...
É quando você procura respostas pra todas as suas dúvidas e quem tem que responder é você mesma...
Para isso temos que ter um tempo pra gente.
Pra refletir, pensar...
Tá complicado.
Mas só vim esclarecer.
Tô tentando pintar meus muros com a cor dos meus sonhos. Seja lá de que tamanho eles forem (os sonhos, não os muros- estes são pequenos).
É quando você procura respostas pra todas as suas dúvidas e quem tem que responder é você mesma...
Para isso temos que ter um tempo pra gente.
Pra refletir, pensar...
Tá complicado.
Mas só vim esclarecer.
Tô tentando pintar meus muros com a cor dos meus sonhos. Seja lá de que tamanho eles forem (os sonhos, não os muros- estes são pequenos).
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Sobre o amor...
Dia desses eu estava conversando com um 'ex alguma coisa' e a madrasta dele. A gente terminou e ele namora a 5 anos uma menina. A conversa estava voltada sobre a questão daquela frase 'Só se ama uma vez na vida'.
Eles dois concordando com a frase e eu discordando.
Você pode ter sim, um Grande Amor só uma vez na vida, mas isso não vai significar que você não possa amar mais de uma vez. O amor se transforma, regenera, some, acaba, retorna, se multiplica.
Por exemplo, se a pessoa teve em sua vida, uns 4 relacionamentos de 5 anos cada um, isso quer dizer que só em um realcionamento que a pessoa amou verdadeiramente !? Porque não ter amado os 4 de formas diferentes?
Amar é reconhecer que por mais que um relacionamento não tenha dado certo, não quer dizer que você não amou.
A conversa chegou a simples questão: 'E uma pessoa que fica viúva, pode casar outra vez... e o sentimento dela'?
A minha amiga argumentou que se a pessoa é nova, casou a pouco tempo e perdeu o marido, pode se casar. Agora quando se é casado mais de 30 anos não pode.
GENTEEEEEEE que isso!? Então o amor é relativamente proporcional ao tempo!? O amor de 1 ano não pode ter a mesma intensidade que o amor de seis, dezenove, noventa anos?
E a pessoa que perde um companheiro aos 60 anos não tem o direito de ser feliz novamente? De amar outra pessoa só porque durante os 40 anos de casado amou seu marido?!
Nós julgamos tanto as pessoas pelos atos que elas cometem. Mas ninguém parou pra perguntar quais são os sentimentos ou o que pensam...
O amor é bem mais do que o tempo, é mais do que palavras, gestos... O amor é o fato de dizer eu te amo com a sinceridade daquilo que você sente, independentemente do tempo que você leva pra dizer isso.
Afinal, já dizia Tom Jobim 'É impossível ser feliz sozinho'.
sábado, 7 de novembro de 2009
Da série obras de artistas brasileiros...
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Nenhuma música é tão atual...
'Nas favelas, NO SENADO
Sujeira pra todo lado'
E o Sarney ainda me vem com ironias... faça me o favor!
Que país é esse?
Sujeira pra todo lado'
E o Sarney ainda me vem com ironias... faça me o favor!
Que país é esse?
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Por um pouquinho de inteligência...
Essa semana eu estou sem tempo pra quase nada, mas tive que vir aqui compartilhar com vocês minha indignação. Estou estudando pra concurso e principalmente um aspecto chamado: POLÍTICA EDUCACIONAL me chamou atenção. Li hoje um capítulo de um livro que
fala sobre as reformas de ensino desde os anos 30, isso no ambito público. Tudo começou quando o governo de Vargas criou o Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública, no qual a Únião tinha o 'poder para exercer sua tutela sobre os vários domínios do ensino no país'.
Até aí tudo bem, a idéia de uma educação adequada à modernização era bem vista aos olhos do momento histórico pós-revolução de 1930. Sendo que, esbarraram de frente na mobilização da Igreja que tentavam a todo custo 'reencontrar a alma nacional perdida com a Constituição de 1891' em que a Educação era laica. Dessa diversificação, surgiram as escolas privadas, mas ainda com forte influência no governo a religião católica conseguiu sua infiltração na educação pública.
Nessa passagem fica claro que desde o princípio das propostas educacionais, os interesses governamentais se mostram acima dos interesses de desenvolvimento do país.
A partir do momento, por volta dos anos 60, em que os governantes viram que cresciam críticos, intelectuais, pessoas esclarecidas que confrontavam com seus interesses, foram criados leis em que o Estado estabelecia diretrizes para a Educação, ainda submissa à rede privada (pela ajuda financeira) e à Igreja (pela mobilização social e influência nos valores morais e na consciência).
Aumentou-se a organização dos sindicatos, ligas, a UNE, as mobilizações populares que repercutiu diretamente na cultura e educação no país.
A preocupação com o povo, a maioria analfabeto, fez com que programas de alfabetização eficientes e politizados fossem bandeiras dessa galera nova. Aconteceu que na época como dizia um dos autores do texto o Brasil estava 'irreconhecivelmente inteligente'.
Aí que vem a minha indignação. O que aconteceu depois disso ?! O golpe militar.
Esqueçam o texto, esqueçam tudo. E prestem atenção nessa simples frase: COMO PODE UM PAÍS OPTAR PELO EMBURRECIMENTO DA POPULAÇÃO E AO MESMO TEMPO PENSAR EM CRESCIMENTO ECONÔMICO?
Durante o regime militar, o planejamento educacional foi feito por um economista, ou seja, a verba destinada era de 1%.
Vou deixar de consultar o texto e refletir agora sobre isso...
Ora, se estamos hoje no grau de dependência de projetos sociais do governo, isso nada mais é do que uma 'volta' mesmo que não totalitária aos tempos do golpe militar. Só que nossa ditadura é mascarada por uma democracia irreal...
É muito fácil hoje, conseguir dinheiro pelo chamado 'jeitinho brasileiro'. Mas o jeitinho brasileiro de conseguir as coisas é que está errado...
Tudo dá um jeito, desvia um pouquinho daqui, um pouquinho dali... dá 50 reais para votar no político que te dará uma casinha popular e se vira depois pra pagar a conta de luz.
Sabe como que a gente chegou nisso, lembra quando a gente tinha que decorar os verbos? É isso... faziam a gente decorar que estamos num país sub-desenvolvido, fizeram a gente decorar que o país é assim e não tem jeito. E no final, decoramos que 'o melhor do Brasil é o brasileiro' engolindo o pão que o diabo amassa todos os dias por causa de interesse político.
É preciso muito mais que uma reforma na educação, no código penal, no país...
Queremos um pouco mais... só por um pouquinho mais de inteligência.
-> Pra quem quiser ler --> Livro: Política Educacional de Eneida Oto Shiroma - DP e A Editora, Rio de Janeiro, 2003. (Capítulo 1: Reformas de ensino, modernização administrada)
domingo, 25 de outubro de 2009
Drummondiando...
'Desejo a vocês...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho.
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender um nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu.'
(Carlos Drummond de Andrade)
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho.
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender um nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu.'
(Carlos Drummond de Andrade)
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Dadinho ou Zé Pequeno?
Assim como gentileza gera gentileza, violência gera violência. Precisou bandidos derrubarem um helicóptero, para a mídia começar a falar de um problema que já existia. Bandidos com armas que deveriam ser da segurança pública e que por causa de corrupção acabam parando nas mãos deles.
Acontece que existe bandido tanto em comunidades, como dentro da própria corporação. Seja lá qual for o motivo do crime, compensa, na visão deles, pela falta de instrução adequada, de estrutura e de vergonha na cara.
A única diferença é que a nossa proteção [falo de cidadãos comuns, trabalhadores, independentemente de onde moramos] onde fica?
Outro problema que fica debaixo dos panos é que os filmes que retratam a realidade caem na boca do poxo exatamente por essa sátira que fazem tanto nas frases do filme 'Cidade de Deus' quanto em 'Tropa de Elite'. Vira mídia, audiência, lucro se tratando que foram os filmes brasileiros de maior bilheteria... Ontem eu estava vendo uma reportagem que me remeteu a frase de uma cena do primeiro acima citado 'Dadinho é o caralho, meu nome é Zé Pequeno, porra'. Nesse caso o 'Zé Pequeno' era uma criança de 12 anos, com 7 passagens pela polícia por roubo de carro. E isso foi fruto do que!? Não julgo só o filme não. É toda uma sociedade. As notícias que mais vendem, os filmes mais assistidos... infelizmente a violência virou produto mercadológico.
Aí no fim o que nos resta é 'colocar na conta do papa' e rezar pra que o 'Cara lá de cima' dê um jeito no que a gente não consegue aqui embaixo.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Muita vontade de gritar
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Prontodesabafei!
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Voìla, Paris!
Na novela, no Project Runway, nos comerciais, tudo passando Paris e me dando uma saudade imensa dessa cidade. Sim, Cidade Luz! Esses dias minha amiga me mandou um e-mail me perguntando coisas sobre Paris, onde comer... etc. Particularmente eu gosto de descobrir coisas, de viajar conhecendo as peculiaridades do local.
Me lembro que assim que eu pisei no aeroporto Charlles de Gaulle, eu estava de camiseta e quase tive um choque térmico. Me lembro de ficar igual uma demente no metrô esperando a porta abrir sozinha, quando somos nós que temos que abrí-la.
Mas nada se compara a passear nas margens do Sena, a tomar um cafézinho na Champs-Elyseés e a correr assim que abre o Louvre pra ver a monalisa e descobrir que o quadro é pouco maior que uma tv de 19 polegadas e que é muito mais interessante passear pela sessão do Egito.
Nada se compara também a primeira vez que você vê a Torre Eiffel na sua frente... e o Arco do Triunfo assim que sobe a estação do metrô.
Arte respirando em cada beco, amor, beleza, paixão...
'Em cada canto, um som que não se escuta mas que se sente'. (Carl André Dahre)
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Lá vem o sol , tchurururu...
A pessoa acorda 5 horas da manhã pra entrar no trabalho às 6. Fica lembrando de várias coisas, problemas que tem que resolver... quando tudo parece perdido, nasce o sol. E parece que todos os seus problemas terminam. Você olha aquele dia lindo e abre um sorriso. É, esse grande astro que está no centro do universo tem um poder incrível. E há quem diga que não gosta dele, que prefere o frio e a chuva.
Gente, eu sinceramente, não nasci pro frio. O frio dá preguiça, o frio faz a gente comer mais... dá vontade de ficar em casa.
Tá, tudo bem que o inverno tem seu charme, mas o inverno não seria tão bom, se não tivesse o sol, mesmo que no tempo gélido.
O sol é energia, aquece...
Infelizmente, tem aqueles que mesmo com sol, consegue se enterrar em dias nublados.
São aqueles que acham que tudo na vida é ruim e que ninguém presta. Aqueles que acham defeito em tudo. Que reclama porque a comida de segunda é igual a de domingo, reclama porque tem muita coisa pra fazer, reclama porque abriu o olho...
Se sentir assim um dia, dois... tudo bem. Agora fazer da sua vida, algo apático, tá por fora.
Vá ver o sol nascer, e depois venha me dizer que eu não tenho razão !
terça-feira, 13 de outubro de 2009
auto-ajuda pra quem ?
Hoje minha mãe me deu um livro.
Pense em um problema pelo qual você esteja passando... no mínimo ele se encaixa em um dos muitos livros de best-seller que é classificado como auto-ajuda. Agora pense aqui comigo... um livro é escrito por um autor e as coisas que ele escreve é passado a você através da leitura, ou seja, o que eu estou dizendo é que para o livro ser classificado como auto-ajuda o próprio leitor deveria escrever, porque o prefixo 'auto' se refere a 'mim mesma'.
E o melhor best-seller de todos os tempos é a própria vida. É ela quem nos ensina como lidar com os problemas, que mostra os caminhos pelos quais temos que optar por um e que faz com que cada capítulo possa ser lido de maneira diferente. Cada página é uma decisão que pode modificar todo conteúdo do livro. E cada vez que a gente lê nosso próprio livro (relembra alguns fatos) aprendemos sempre mais.
Ora, se na gistória da nossa vida pudéssemos reescrever cada linha, as prateleiras da livraria virariam um labirinto.
Cada linha é uma aventura, uma emoção, um aprendizado, uma derrota, uma vitória...
A sua auto-ajuda está na sua própria descoberta e se não for um best-seller, pode ter certeza de que mesmo assim, você é um excelente escritor.
Pense em um problema pelo qual você esteja passando... no mínimo ele se encaixa em um dos muitos livros de best-seller que é classificado como auto-ajuda. Agora pense aqui comigo... um livro é escrito por um autor e as coisas que ele escreve é passado a você através da leitura, ou seja, o que eu estou dizendo é que para o livro ser classificado como auto-ajuda o próprio leitor deveria escrever, porque o prefixo 'auto' se refere a 'mim mesma'.
E o melhor best-seller de todos os tempos é a própria vida. É ela quem nos ensina como lidar com os problemas, que mostra os caminhos pelos quais temos que optar por um e que faz com que cada capítulo possa ser lido de maneira diferente. Cada página é uma decisão que pode modificar todo conteúdo do livro. E cada vez que a gente lê nosso próprio livro (relembra alguns fatos) aprendemos sempre mais.
Ora, se na gistória da nossa vida pudéssemos reescrever cada linha, as prateleiras da livraria virariam um labirinto.
Cada linha é uma aventura, uma emoção, um aprendizado, uma derrota, uma vitória...
A sua auto-ajuda está na sua própria descoberta e se não for um best-seller, pode ter certeza de que mesmo assim, você é um excelente escritor.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Corre corre
Caraca gente, que semana! Uma correria só, salário atrasado é uma merda. Eu fico pensando como as pessoas conseguem ser tão cara de pau.
Mas enfim, vim falar sobre isso não.
Vim na verdade desculpar pela ausência e dizer que só deverei postar algo de útil na terça, porque amanhã estou indo pro Rio !!!!! êêêêeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Bom turma, um maravilhoso feriado pra vocês.
Beijo grande
Mas enfim, vim falar sobre isso não.
Vim na verdade desculpar pela ausência e dizer que só deverei postar algo de útil na terça, porque amanhã estou indo pro Rio !!!!! êêêêeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Bom turma, um maravilhoso feriado pra vocês.
Beijo grande
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
É proibido sentir saudades
As pessoas parecem que não entendem. Saudade é daquela coisa que dá uma dorzinha. Que é boa porque lembra coisas boas que você tenha passado, ou vivido. Lembra pessoas que fez alguma diferença na sua vida. E quando você diz que tem saudade de alguém, simplesmente não recebe resposta. Sei que pode soar estranho, sei que podem existir pessoas que simplesmente não sinta nenhuma falta de você. Mas porque então as pessoas demonstram estar bem com a sua presença !? Seria muito mais fácil se afastar. Quando eu não gosto de uma pessoa, eu não fico na presença dela mas nem fudendo.
Só em questões muito diplomáticas.
Mas fora isso, é hipocrisia demais.
Desculpem eu estar escrevendo assim, mas é que certas pessoas, não digo só uma... mas tem muita gente que acha que tem um tempo certo pra sentir saudades...
Enfim...
foi só um desabafo
Só em questões muito diplomáticas.
Mas fora isso, é hipocrisia demais.
Desculpem eu estar escrevendo assim, mas é que certas pessoas, não digo só uma... mas tem muita gente que acha que tem um tempo certo pra sentir saudades...
Enfim...
foi só um desabafo
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Aqui vou eu falar sobre isso...
Eu tinha comentado no blog de uma amiga que eu não concordava com a candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Eu sou contra exatamente pelo fato do que aconteceu no Pan, que foi uma promessa que deixaria um legado incrível mas o que vimos foram lugares que serviram como locais de prova abandonados, sem utilização.
Porque não colocar um projeto social para utilização do local esportivo, cito o Maria Lenk que durante 2 anos só sediou o troféu brasil de natação.
Mas devo admitir que fiquei emocionada ao ver as reportagens sobre essa candidatura. No fim do túnel tem uma pontinha de esperança pra que dê tudo certo.
Teria mil motivos para ser contra. Primeiro a necessidade de investir esse dinheiro em coisas realmente necessárias. Quantas pessoas estão passando fome, vivendo em condições sub-humanas...
Mas eu preciso olhar o lado bom, o crescimento de postos de trabalho, o investimento em infra-estrutura que não tem jeito, vai ter que acontecer...
Por mais que nosso país tenha corrupção, crises, desigualdade social, entre outras milhares de coisas que me bloqueia o ar na garganta, o espírito olímpico é uma coisa que muda o pensamento de muita gente, a esperança de dias melhores é que os bons ventos impulsionem a vontade de crescimento de todo brasileiro, tanto pessoal quanto como um todo.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Porque nem tudo tem que ser sério...
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Mitose de vez em quando...
Sabe aqueles dias em que você precisa se dividir em duas porque tem muitas coisas pra fazer? Você acaba encontrando um jeito de arrumar seu tempo pra que dê para fazer tudo.
O problema é quando você quer estar em dois lugares ao mesmo tempo...
Ontem aconteceu isso, meu pai e minha prima-irmã fazem aniversário no mesmo dia. Meu pai mora em Italva (uma cidade a 1 hora daqui de Campos) e minha prima fez um churrasco na praia (20 min de carro). Sendo que... como você faz para se tornar uma célula eucarionte e dividir suas células em um tempo de 90 a 120 minutos ??? - confesso, pesquisei no livro de biologia -
Deus poderia fazer um calendário familiar de nascimentos.
Assim você não correria o risco de ficar quase morrendo porque deixou de ir no aniversário de um ou do outro.
Enfim... fui pro aniversário do meu pai, comi jabuticaba do pé, tomei banho de rio, joguei buraco com meus tios (ganhei!!) tomando aquela cervejinha gelada, conversei horrores com meu primo e o melhor de tudo, ganhei colo do meu pai durante o jogo do Flamengo.
Meu domingo foi maravilhoso, mas ainda assim, eu queria poder me dividir em duas de vez em quando!
PS: Nas fotos acima, meu pai e minha prima-irmã !
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Sem sentido
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Vê, estão voltando as flores...
Primavera vem chegando e com ela o inicio do calor. A melancolia dos tempos invernosos esvair-se-a com as flores brotando por todos os lados.
Cores, formas, tamanhos...
Perfume. Ahhh o perfume da primavera... nao ha fabrica no mundo que copie o aroma desse tempo pré-verao.
(Thata Siqueira)
Foto tirada por mim --> Palacio de Versailles - França (Outono /outubro 2007)
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
É cada um que aparece...
Na academia do prédio onde eu trabalho, meus alunos das 6 da manhã gostam de ver as notícias. Até aí tudo bem, o que aconteceu foi que antes de ontem eu fiquei perplexa com uma reportagem em especial.
Um idoso, de mais ou menos 70 anos, com tubo de oxigênio rouba um banco em San Diego nos Estados Unidos. Até aí tudo bem, não vamos desmerecer o empenho do senhor ao sair do seu leito com ajuda do O², mas no entanto, segundo a polícia, o anúncio do assalto foi feito através de um papel escrito porque o cidadão não conseguia falar. Ele saiu do banco com uma quantia que não foi revelada.
O funcionário do banco revelou que entregou o dinheiro porque não sabia se o cidadão estava armado e a norma de segurança do banco é entregar a grana em caso de assalto.
Se essa moda pega...
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Um pouco de Bridget Jones
67kg (yes, I can), nenhuma unidade alcoólica, 14 unidades de carpaccio com torrada, parmesão e azeite (se não tivesse a torradinha tudo ia bem), 1 possibilidade concreta de ir ao Rio no final de semana (muito bom), mil pensamentos sobre o post de ontem e nenhum relevante.
Parei pra pensar depois que postei aquela paixonite impulsiva. Sabe a quanto tempo eu não tinha esse tremilique todo !? No mínimo uns 2 anos. Não por alguém diferente. E cheguei a breve conclusão que se apaixonar faz bem pro coração. Fisiologicamente falando libera adrenalina e sua presença na corrente sanguínea aciona mecanismos de mobilização de triacilglicerídeos (gorduras). Tudo tem um lado bom. Viva!
No trabalho fiquei abstraindo todo e qualquer tipo de pensamento que me remetia a minha mais nova descoberta.
Voltei pra casa e fiz bife (yes I can cook too). Sentei pra ver o filme 'Vestida pra casar'
Pra queeeeeeeeeeee?! (diria minha amiga Mah)
Lembrei de tudo de novo. Paixão é uma merda, não pode ouvir uma música com a palavra amor que logo um suspiro mais improvável surge. Sim, eu estou amaldiçoando o que eu estou sentindo.
Enfim, fui dar personal a tarde e resolvi ser solidária a minha aluna (na verdade quis abstrair mais ainda) e fiz com ela os 180 abdominais que a bruxa aqui manda ela fazer para ficar gostosona no verão.
Hoje é aniversário da minha sobrinha e eu tentei comprar o presente dela pela internet e não consegui.
Calma Thaís, calma.
Fui pra minha psico-amiga-cóloga e sabe quando alguém te entende !? (Não necessáriamente porque eu pague a ela pra isso, mas ela me entende cara).
Agora estou aqui, confabulando com vocês e querendo dormir. Amanhã é mais um dia que começa às 5 da manhã.
Deus ajuda quem cedo madruga?!
To bem na fita!!
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Onde se compra razão?
Alguém me diz porque a gente se apaixona na hora errada pela pessoa errada? É incrível, tudo tá bem, sob controle, feliz... quando de repente, puf! Coração começa a acelerar, a pessoa fica suando sem saber o que dizer.
Seria muito mais fácil se a gente chegasse e dissesse 'Olha coração, é aquele ali tá'?! É incrível como uma pessoa consegue tirar qualquer possibilidade de racionalidade. E loucura e paixão são duas palavras muito parecidas que não combinam nem um pouco com equilíbrio.
Pra vocês terem uma noção, eu já postei hoje e não aguentei, tive que desabafar.
Mas é isso, paixão não tem jeito. Quando chega, fugir só por milagre.
Alguém me dá pelo menos um calmante ?!
Seria muito mais fácil se a gente chegasse e dissesse 'Olha coração, é aquele ali tá'?! É incrível como uma pessoa consegue tirar qualquer possibilidade de racionalidade. E loucura e paixão são duas palavras muito parecidas que não combinam nem um pouco com equilíbrio.
Pra vocês terem uma noção, eu já postei hoje e não aguentei, tive que desabafar.
Mas é isso, paixão não tem jeito. Quando chega, fugir só por milagre.
Alguém me dá pelo menos um calmante ?!
Amigos, etc e tal...
Eu tava pensando sobre o que escrever aqui. Resolvi falar sobre amigos. Tem amigos que são pra sempre e aqueles que a gente descobre que o pra sempre fica afastado por quilometros e mais quilometros de distância. Aqueles amigos que sempre vão estar com você onde você estiver e aqueles que geralmente vão passar pra dar um oizinho.
Tem aqueles amigos que só ligam no aniversário, aqueles que ficaram nas fotos e aqueles que você confunde como alguém da família.
Tem amigo que é tão amigo que você chama de primo-irmão.
Tem amigo de farra, de choro, de muitas gargalhadas.
Amigo do mundo, de outra religião diferente da sua, ateu.
Amigo preto, branco, azul, verde de bolinhas pretas.
Tem amigo rico, pobre, favelado...
Tem amigo gordo, magro, baixo, alto, barraqueiro, sem noção...
Tem amigo que você reconhece só de olhar no olho e aquele que você leva anos pra descobrir que é seu amigo.
Todos eles são importantes, porque até aquele que não é mais amigo te ensinou alguma coisa.
O verdadeiro significado da amizade vem com os ensinamentos e com tudo o que aquela pessoa tenha te proporcionado.
Obrigado a todos os meus amigos e amigas por tudo. Amo vocês !!!
PS: Na foto, a melhor amiga =)
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Site legal
Galera, descobri um site muito legal ! www.trocandolivros.com.br
Consiste em você cadastrar livros que você tenha e que porventura não goste, ou queira trocar com outras pessoas.
Funciona da seguinte maneira. Você cadastra seus livros. Alguém que já tenha um crédito irá solicitar um livro seu (esse crédito de 1 livro você só consegue quando envia um).
Quando solicitarem o livro, você envia pelo correio (a postagem é por sua conta) e cadastra o número do registro no site (o próprio site rastreará a postagem do correio) e ganha um crédito pra solicitar um livro que você queira.
O mais legal é que quando você recebe o livro na sua casa, você tem que dizer no site que você recebeu.
Por exemplo: Solicitaram um livro meu chamado 'Intimidade Pública' aí eu disse que poderia enviar o livro num prazo de 1 semana. Quando você aceita enviar, aparece os dados do destinatário. Era uma mulher de São Paulo. Fui nos correios e registrei a carta que enviei do modo mais simples. No recibo que o correio te fornece, tem o número do registro. Aí é só cadastrar no site que assim que eles postarem entra um crédito pra você solicitar um livro. (geralmente esse cadastro é feito no correio a partir das 15hs, ou seja, deixa pra colocar o registro no site a partir das 18hs).
Depois de eu ter enviado, demorei 1 semana pra receber o livro que eu solicitei. E já enviei outro e solicitei outro...
é viciante ! Vale a pena
Consiste em você cadastrar livros que você tenha e que porventura não goste, ou queira trocar com outras pessoas.
Funciona da seguinte maneira. Você cadastra seus livros. Alguém que já tenha um crédito irá solicitar um livro seu (esse crédito de 1 livro você só consegue quando envia um).
Quando solicitarem o livro, você envia pelo correio (a postagem é por sua conta) e cadastra o número do registro no site (o próprio site rastreará a postagem do correio) e ganha um crédito pra solicitar um livro que você queira.
O mais legal é que quando você recebe o livro na sua casa, você tem que dizer no site que você recebeu.
Por exemplo: Solicitaram um livro meu chamado 'Intimidade Pública' aí eu disse que poderia enviar o livro num prazo de 1 semana. Quando você aceita enviar, aparece os dados do destinatário. Era uma mulher de São Paulo. Fui nos correios e registrei a carta que enviei do modo mais simples. No recibo que o correio te fornece, tem o número do registro. Aí é só cadastrar no site que assim que eles postarem entra um crédito pra você solicitar um livro. (geralmente esse cadastro é feito no correio a partir das 15hs, ou seja, deixa pra colocar o registro no site a partir das 18hs).
Depois de eu ter enviado, demorei 1 semana pra receber o livro que eu solicitei. E já enviei outro e solicitei outro...
é viciante ! Vale a pena
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Buarqueando...
Quando, seu moço, nasceu meu rebento
Não era o momento dele rebentar
Já foi nascendo com cara de fome
E eu não tinha nem nome pra lhe dar
Como fui levando, não sei lhe explicar
Fui assim levando ele a me levar
E na sua meninice ele um dia me disse
Que chegava lá
Olha aí
Olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri
E ele chega
Chega suado e veloz do batente
E traz sempre um presente pra me encabular
Tanta corrente de ouro, seu moço
Que haja pescoço pra enfiar
Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro
Chave, caderneta, terço e patuá
Um lenço e uma penca de documentos
Pra finalmente eu me identificar, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri
E ele chega
Chega no morro com o carregamento
Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador
Rezo até ele chegar cá no alto
Essa onda de assaltos tá um horror
Eu consolo ele, ele me consola
Boto ele no colo pra ele me ninar
De repente acordo, olho pro lado
E o danado já foi trabalhar, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri
E ele chega
Chega estampado, manchete, retrato
Com venda nos olhos, legenda e as iniciais
Eu não entendo essa gente, seu moço
Fazendo alvoroço demais
O guri no mato, acho que tá rindo
Acho que tá lindo de papo pro ar
Desde o começo, eu não disse, seu moço
Ele disse que chegava lá
Olha aí, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri
Não era o momento dele rebentar
Já foi nascendo com cara de fome
E eu não tinha nem nome pra lhe dar
Como fui levando, não sei lhe explicar
Fui assim levando ele a me levar
E na sua meninice ele um dia me disse
Que chegava lá
Olha aí
Olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri
E ele chega
Chega suado e veloz do batente
E traz sempre um presente pra me encabular
Tanta corrente de ouro, seu moço
Que haja pescoço pra enfiar
Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro
Chave, caderneta, terço e patuá
Um lenço e uma penca de documentos
Pra finalmente eu me identificar, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri
E ele chega
Chega no morro com o carregamento
Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador
Rezo até ele chegar cá no alto
Essa onda de assaltos tá um horror
Eu consolo ele, ele me consola
Boto ele no colo pra ele me ninar
De repente acordo, olho pro lado
E o danado já foi trabalhar, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri
E ele chega
Chega estampado, manchete, retrato
Com venda nos olhos, legenda e as iniciais
Eu não entendo essa gente, seu moço
Fazendo alvoroço demais
O guri no mato, acho que tá rindo
Acho que tá lindo de papo pro ar
Desde o começo, eu não disse, seu moço
Ele disse que chegava lá
Olha aí, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Respondendo ao Guilherme no post: Quem é você.
Guilherme,
respondendo ao seu comentário... ao contrário do que vc pensa, eu não concordo com a idéia de que a terra tenha vindo primeiro.
O que veio primeiro foi o mundo e a teoria mais provavel seria o big ben mas se tratando disso... as particulas que se juntaram pra grande explosao tem que ter sido originária de algum canto não !? Digo Deus, porque assim fica mais fácil de entender, mas se preferir, pode colocar no lugar de Deus alguma causa primária de todo universo. Eu chamo essa causa primária de Deus, que não necessáriamente precisa ser 'a imagem e semelhança do homem, entende !?'
Na minha concepção a existencia de uma matéria primaria, uma substancia primaria, uma força primária é evidente pelo fato de nada poder existir do nada.
E eu chamo isso de Deus.
A palavra Deus não me assusta, nem me coloca no lugar de evangelico, crente, catolico ou qualquer coisa.
Mas nao racionalizar que existe algum início em algum lugar nesse mundo todo, entre todas essas galáxias, é tapar o sol com a peneira.
respondendo ao seu comentário... ao contrário do que vc pensa, eu não concordo com a idéia de que a terra tenha vindo primeiro.
O que veio primeiro foi o mundo e a teoria mais provavel seria o big ben mas se tratando disso... as particulas que se juntaram pra grande explosao tem que ter sido originária de algum canto não !? Digo Deus, porque assim fica mais fácil de entender, mas se preferir, pode colocar no lugar de Deus alguma causa primária de todo universo. Eu chamo essa causa primária de Deus, que não necessáriamente precisa ser 'a imagem e semelhança do homem, entende !?'
Na minha concepção a existencia de uma matéria primaria, uma substancia primaria, uma força primária é evidente pelo fato de nada poder existir do nada.
E eu chamo isso de Deus.
A palavra Deus não me assusta, nem me coloca no lugar de evangelico, crente, catolico ou qualquer coisa.
Mas nao racionalizar que existe algum início em algum lugar nesse mundo todo, entre todas essas galáxias, é tapar o sol com a peneira.
Das coisas que gosto... e que sinto saudades
A mala continua aberta no chão do quarto e com ela a história que veio dentro... as pessoas, os lugares e acontecimentos. Sons que se misturam aos gostos de 6 dias. Do violino ao surdo, do amargo ao doce, melado, açucarado. Dos abraços, beijos e afagos. Da felicidade, medo, choro, grito. Dos olhos verdes atrás do parabrisa do carro.
Das lembranças das madrugadas jogadas na varanda do Capim, do vinho e das batatas noisettes assadas com molhinhos.
Do carnaval, do desejo, da folia, confete e serpentina.
Do 'Encontro, da 'Pintura' e da 'Paixão Etílica'...
Dos fins de noite no mar da praia Vermelha...
De tudo, de todos, das excessões e dos excessos.
Da vida, da minha vida.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Mil coisas na mente
Não, não, sem alucinógenos. Já basta minha mente fértil. Ela funciona de 220v pra cima. Minha psicóloga mandou eu fazer um registro diário de pensamentos disfuncionais. Será que vou escrever um livro!? E como definir a funcão de um pensamento?
O pensamento é mais rápido que o significado dele. MUITO MAIS RÁPIDO. Quando a gente vê pronto, já pensou. Aquela história de pensar antes de agir... e se nós agirmos enquanto pensamos, será que daria um curto-circuito!?
Deve ser quase a mesma coisa que acontece quando enfiamos uma aparelho de 110v numa tomada de 220.
As ações e os pensamentos devem estar interligados pela mesma voltagem.
NOSSA QUE VIAGEM !
Quando eu falo que minha mente é fertil ninguém acredita.
O pensamento é mais rápido que o significado dele. MUITO MAIS RÁPIDO. Quando a gente vê pronto, já pensou. Aquela história de pensar antes de agir... e se nós agirmos enquanto pensamos, será que daria um curto-circuito!?
Deve ser quase a mesma coisa que acontece quando enfiamos uma aparelho de 110v numa tomada de 220.
As ações e os pensamentos devem estar interligados pela mesma voltagem.
NOSSA QUE VIAGEM !
Quando eu falo que minha mente é fertil ninguém acredita.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Faltam-me outros Assis
"A idéia saiu finalmente do cérebro. Era noite, e não pude dormir, por mais que a sacudisse de mim. Também nenhuma noite me passou tão curta. Amanheceu, quando cuidava não ser mais que uma ou duas horas. Saí, supondo deixar a idéia em casa; ela veio comigo. Cá fora tinha a mesma cor escura, as mesmas asas trépidas, e posto avoasse com elas, era como se fosse fixa; eu a levava na retina, não que me encobrisse as coisas externas, mas via-as através delas, com a cor mais pálida que de costume, e sem se demorarem nada".
Texto de Machado de Assis em 'Dom Casmurro'
Foto-montagem minha.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Quem é você?
Alguma vez na vida já parou pra se perguntar quem sou eu?
Tudo bem que as respostas podem ser: Eu sou José, João, Lucas, Mariana ou Thaís. Mas quem diabos é Thaís e o que está fazendo nesse mundo?
As pessoas hoje em dia simplesmente existem sem prestar atenção na grandeza das pequenas coisas a sua volta. Quer um exemplo!?
A gestação. Não, eu não estou grávida. Mas olha que coisa incrível a união de um espermatozóide com um óvulo. Em nove meses uma coisa minúscula vai se desenvolvendo dentro de uma 'bolsa d´água', vai criando braços, pernas, orgãos que se formam com o tempo e quando chega o momento do parto, depois de um tempão dentro d´água o bebê simplesmente sai da barriga e começa a respirar fora d´água.E isso, algum dia, aconteceu com você. É você! E já se perguntou como pode isso!?
Imaginou a complexidade e a perfeição disso!? É inconcebível achar que não tenha algo genial por trás disso. Por mais que a história cristã tenha dito que Deus criou Adão e da costela dele nasceu uma mulher, tem gente que é ateu ou de outras religiões que acredita na teoria da evolução. Mas como eu não aceito essa idéia de que o mundo tenha surgido do nada, por mais que haja muitas evidências sobre o homem ter vindo do macaco, mas o macaco tem que ter vindo de algum lugar e assim 'ancestralmente' até chegar a criação do universo. E antes do universo!? Não existia nada!?
Sim tudo bem, concordo. Dei uma mega viajada nesse post e nem sei onde quero chegar. Mas a pergunta do 'quem sou eu' fica pra uma outra ocasião.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Vontades...
De pegar o carro e sair por aí,
De ver o pôr-do-sol no Arpoador,
De furar uma onda e voltar à tona...
Daquele koni depois da praia,
De rir até não aguentar,
De um luau
Daquilo que eu não sei bem o que é
De sair correndo e pular no trampolim da faculdade
Daquele 'brioche doreé' depois de andar horas pela Champ´s Elysees
De sentar no lounge do albergue em Noordjwik
De me emocionar mais uma vez ao ver o Coliseum
De um abraço forte
De sentar na grama e olhar estrelas
De ir com amigas tomar um chopp e colocar papo fora
De uma roda de samba no Rio
Vontade de não ficar sonhando com isso e ter como realizar tudo de novo... porque as lembranças boas nós não apagamos nunca.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
C´est tout France...
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Nome quase próprio
Todo mundo tem alguma coisa de Camila, eu muitas delas. Principalmente quando eu só consigo escrever quando estou perturbada, ou apaixonada, ou triste.... tem que tem algum sentimento e se for intenso, melhor ainda. Parece que o mundo só tem algum sentido através da escrita. Esse filme abriu minha cabeça pra diversas coisas, uma delas que a gente pode se expor da forma mais nua e crua, no sentido literal da coisa que a gente não vai estar mostrando nada, porque o fato de você mostrar quem você é implica muito mais coisas do que simplesmente um corpo nu. O interior de uma pessoa às vezes é tão inatingível quanto seu próprio entendimento do mundo, quanto você não saber quem você é e ficar buscando coisas que te façam entender o que é estar no mundo, ou o que seria viver nele. E o tempo todo vivemos buscando algo que nos leve pra longe da realidade, algo que esvazie nossa mente pras besteiras que ela costuma ter e passamos a nos encontrar entre bares e livros, tentando achar alguma explicação pra essa doideira. E quando essa realidade está próxima de tornar-se verdadeira, nos enfiamos embaixo do travesseiro para sonhar... e buscar uma outra falsa história que nos permita sair voando pela janela em busca de novos horizontes.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Frases soltas
Olhos vermelhos...
Pensamentos além do seu campo visual...
Aperto no peito...
Indecifrável.
Os pés estão fora do chão...
Totalmente.
Não existe espaço nem explicação...
Razão desconhecida...
O acaso não existe...
Mas qual o propósito !?
Pensamentos além do seu campo visual...
Aperto no peito...
Indecifrável.
Os pés estão fora do chão...
Totalmente.
Não existe espaço nem explicação...
Razão desconhecida...
O acaso não existe...
Mas qual o propósito !?
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
A festa da música tupiniquim
Mistureba total... tem quem goste, eu gosto com algumas ressalvas! Diversidade! Viva a Marisa Monte! Viva aqueles que ainda tem algum gosto musical!
Ontem ela foi consagrada como melhor cantora (Roberta Sá também estava lindíssima) e também ganhou o prêmio de melhor DVD 'Infinito ao meu redor' - Concorrer com Paralamas e Titãs juntos ao vivo foi doído pro meu coração, mas ainda fico com a Marisa. A votação foi feita através da internet e acredito que deveria ser feita através de críticos musicais e público... a média dos votos quem sabe. Porque uma coisa é bastante injusta, por exemplo, se meu fã-clube é maior que o seu e possui mais tempo pra ficar na internet votando que o seu isso designa que eu seja melhor ou pior?
Tem algo de errado. Acho que critério é a palavra que anda faltando ou o nome do prêmio deveria ser trocado para 'melhor grupo/cantor/disco/etc... segundo os internautas'.
Não tirando o mérito do Seu Jorge que eu A-D-O-R-O mas acredito que o Lenine está num momento mais inspirado e poderia levar o prêmio de melhor cantor.
Melhor show de 2009 ganhou o Capital Inicial, tudo bem que os caras são sinistros mesmo, o show deles é ótimo mas faz um tempinho que não tem muita inovação no show né!? Sempre as mesmas músicas, mesmos arranjos, mesma galera gritando pra eles cantarem 'Natasha'.
Na minha humilde opinião, essa deveria ter sido levada pelo D2 que faz uma mistura de sons e ritmos impressionante (o cara não consegue repetir o arranjo nem se ele quiser).
Melhor instrumentista não posso opinar porque não conheço, mas fiquei extremamente feliz por ter sido uma mulher baterista. Que estilo!
A escolha de melhor música foi igualmente pela audiência. "Amado" da Vanessa da Mata.
Emfim... esqueci alguns prêmios mas quero dizer que fiquei extremamente orgulhosa da minha amiga Maria Gadú (estava lindaaaaaaa fdp !!!!) e do lado da Roberta Sá... lindaaaaaaa de novoooo!
E que turma que abriu o prêmio, ela, a Gadu junto com a Roberta Sá e a Nina Becker fazendo backvocals pra D2 e Seu Jorge.
Mr Catra com Ana Carolina. Falcão com Luisa Brunet. Eu acho lindo essas misturas, que não tem nada a ver mas que mostram realmente a cara do Brasil.
Diversidade Cultural é o que há!
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Meu plano era deixar você pensar o que quiser...
Estava vendo um filme aqui em casa que eu vi a bastante tempo atrás 'Amor ou amizade'. Lembro-me que esse filme foi lançado em 2000 e até hoje eu me identifico com a personagem principal, as vezes acho que em 9 anos eu ainda continuo com as mesmas perguntas e sem saber um pouco quem sou ou como me portar nesse mundo.
A história parece real, me lembra bastante um episódio da minha vida em que eu encontrei um 'Ryan' depois de alguns anos, em circunstâncias completamente diferentes e aconteceu quase exatamente como no filme, acho que se eu seguisse o roteiro, talvez poderia ter terminado tal como no longa metragem.
Mas eu não planejava nada, 'Ryan' me perguntava o que eu iria fazer depois da faculdade, e eu soltava um não sei, aliás pra que saber... na verdade a gente não tem muita certeza do que queremos com 20 anos. E eu com 24 continuo não tendo. Ele tinha, a mesma idade que eu, mas não o fato de não ter um planejamento.
Ele planejou, concretizou e achou alguém que se encaixasse nos planos dele. Será que os relacionamentos são assim, encontrar alguém que se encaixe nos meus planos !? Será que toda pessoa tem que ter um planejamento de vida pra depois achar a sua companhia? Eu queria ter tido tempo de dizer que gostaria de continuar usando o guardanapo pra nada.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Fenômeno
Segundo o dicionário Michaelis, fenômeno é: sm (gr phainómenon) 1 Qualquer manifestação ou aparição material ou espiritual. 2 Tudo o que pode ser percebido pelos sentidos ou pela consciência. 3 Fato de natureza moral ou social regido por leis especiais. 4 Tudo o que é raro e surpreendente. 5 Maravilha. 6 Pessoa que se distingue por algum dote extraordinário.
Dote, aparição, raro, surpreendente. Quem acompanhou o domingo de esporte sabe do que estou falando... não, nada de Ronaldo. O nome da vez, com toda a glória e merecimento é Usain Bolt (o que eu não fico nem um pouco constrangida de compará-lo ao filme 'Bolt o supercão' - ele é um super atleta).
Esse jamaicano de 22 anos é uma lenda viva de que o ser humano pode ultrapassar todos os limites da física. Com 3 ouros olímpicos, 1 no mundial (até agora) e 2 pratas em mundiais, ele tem o objetivo de se transformar em uma lenda [se transformar?!]... Simplesmente com um tempo de 9s58 percorridos em 100m, quebrou o record mundial que era dele mesmo, e com uma maestria sem tamanho. Pra dados de comparação, quando eu estava fazendo atletismo na faculdade percorri 50m em 13s). O norte-americano Tyson Gay terminou a prova com uma aparência um tanto quanto desgastada, enquanto que, pela minha humilde opinião, o Bolt não chegou ao seu limite. Tenho certeza que virão mais records por aí... Viva a Jamaica!
OBS: Em resposta à Dalvinha, que tinha comentado sobre minha indignação em relação aos escândalos da igreja universal não acho que todas as pessoas generalizem em relação aos evangélicos não, até porque todo aquele que crê no evangelho, independentemente de sua interpretação do mesmo, é considerado evangélico. Claro que existem muitas igrejas sérias, que utilizem o dinheiro do dízimo pro que ele realmente deve ser destinado, mas que infelizmente, a fé dos fiés são colocadas a prova por 'divirtuados' que se aproveitam disso... isso existe e muito. Mas espero que com isso, as igrejas que utilizam desses princípios, aprendam qual é seu verdadeiro objetivo.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Ei, você aí, me dá um dinheiro aí...
Escândalos, escândalos e mais escândalos. Não tem como ficar alheio a tudo o que acontece nesse país. A igreja universal tenta explicar pra onde vão os dízimos, ofertas, doações ou sei lá mais o que... diz que a doação é espôntanea... mas como os fiéis não vão doar, diante da manifestação que a salvação está na doação!? Com base nisso fiquei curiosa e entrei no site da citada igreja pra ver o que ela defente no seu link chamado doações. No site se diz que o dízimo era ordenado antes mesmo de existirem leis... "quando devolvemos o dízimo estamos reconhecendo que aquilo que nos pertence (a nossa vida, a nossa força, o nosso dinheiro) passa a pertencer a Ele, e o que é d’Ele (as bênçãos, a paz, a felicidade, a alegria e tudo de bom) passa a nos pertencer, ou seja, passamos a ser participantes de tudo o que é de Deus."
Ora, podemos ser participantes do que é de Deus no dia-a-dia, comprando comida a quem necessita, levando carinho e amor aos mais necessitados, não necessariamente no valor material, mas no sentimental também.
O nosso dinheiro pode pertencer a Deus mesmo sendo nós mesmos que cuidamos dele, porque cuidando de nós mesmos, nós temos capacidade de ficar bem e poder levar alguma coisa boa para aqueles que realmente necessitam...
Acho que as igrejas, religiões, independentemente de qual seja ela, devia pregar o amor e a doação voluntária, sem precisar da 'salvação' ou de 'fazer parte do mundo de Deus', afinal, pra sermos bons basta querermos.
Para doarmos amor, carinho, não precisamos de um pedacinho no céu, basta olharmos a nossa volta e ver quanta gente faz por nós sem que a gente precise prometer algo em troca.
A verdadeira essência do ser humano, está no coração, não naquilo que ele tem.
OBS:
Link da onde tirei a citação do dízimo:
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Baixar ou não baixar... eis a questão!!
Não é de hoje que a febre de baixar músicas na internet gera polêmica entre os músicos e as indústrias fonográficas. Alguns artistas gostam devido a propaganda "boca a boca" e a vantagem de ter sua obra conhecida do outro lado do mundo em segundos. Por outro lado, com a questão da pirataria e dos cd´s caros, a venda das obras caem progressivamente.
Eu, particularmente, compro cd´s que não tem como ficar sem, obras que valham a pena e que se der um pau no computador, ter coisas de qualidade para ouvir.
Claro que hoje em dia, pensar em viver sem computador gera um pânico total, em compensação não tem como dormir com um computador do lado tocando um som, tem que ser no cd player...
Mas porque não grava um de mp3? Porque um cd desses não tem encarte, não tem capa, nao tem a emoção de ver os agradecimentos de quem lança um disco, não tem como saber de quem é o arranjo, o solo da guitarra ou mesmo aquele instrumento que só apareceu uma vez, em uma faixa e que só escutando pela 5 vez você consegue identificar.
Enfim, os dois tem suas particularidades, mas só de pensar em me desfazer dos meus clássicos que ficam na cabeceira, não durmo.
OBS: Na foto, três "novos" componentes da minha cabeceira.
1- Tunico Ferreira - amigo talentosíssimo, flamenguista gente boa e nascido no berço do samba de Vila Isabel. Atualmente em Portugal. Saudade de tu, tatu.
2- Maria Gadu - dispenso apresentações, melhor ouvir por vcs mesmos. "Não fazemos amigos bebendo leite" (pronto falei)- saudade das madrugadas na varanda do Capim.
3 - Playmobille - Meu mais novo vício, confesso. Não consigo parar de ouvir 'dama de áries' (será por que?). Gugu e sua turma mandando muito em um estilo rock estilizadíssimo. Adoro vcs!
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Sacolas inteligentes
Quando tive a oportunidade de ir a França em 2008 não imaginei que iria encontrar tantas coisas interessantes na vida diária dos franceses. Uma delas foi quando fui ao supermercado e ao invés de sacolinhas de plástico, havia uma sacola de pano grande (que você paga por ela). Claro que tive que comprar uma pra não levar as compras na mão, mas o grande barato é ver como que as pessoas se adaptam à preservação do ambiente e diminuição da produção de lixo.
Uma vez comprando essa sacola, todas as vezes que for ao supermercado é só levá-la. Aqui no Brasil eu já ouvi falar que algumas redes já começaram a adotar esse sistema, claro que vai ser difícil, mas é questão de consciência.
OBS: Na foto, a sacola com os dizeres "Agissons pour demain, tous les jours" (Vamos agir por amanhã, todos os dias).
domingo, 9 de agosto de 2009
Afasta de mim esse cale-se
A ditadura acabou e restou a pseudo-censura. No caderno 'prosa e verso' do jornal o Globo de ontem (08/08/09) estavam 3 páginas falando sobre o poder (seja ele público ou privado) e a censura. Opiniões das mais diversas pessoas e intelectuais que convivem com uma pré-leitura do que pode ser publicado em jornais ou não. Infelizmente, poucas pessoas acompanham blogs e acredito que essa versão online de tantos "pasquins" muda um pouco essa concepção de matérias embargadas por juízes.
Ora, se somos uma democracia, temos o direito de expressão e consequentemente saber o que se passa verdadeiramente a nossa volta.
Mas aí vai a minha pergunta, é tudo muito bonito na teoria, mas o que aconteceu com o documentário 'Muito além do cidadão Kane' que falava sobre uma possível ligação entre as organizações globo e as decisões e influências políticas no país?
Por que o conselho de jornalismo não tentou embargar a decisão do STF em extinguir o diploma? Mais ainda, porque nas cidades do interior qualquer político pode ser dono de um jornal e influenciar na opinião pública?
Se existisse um conselho de jornalismo forte, com suas regras e que a principal bandeira fosse a imparcialidade, esse país não estava do jeito que está. Sei que muita gente se chocaria ao saber de muitos fatos podres que estão obscuros ao seu lado, mas pelo menos seria mais difícil de arquivar, por exemplo, todas as merdas que estamos vendo no Senado.
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Só tenho uma coisa a dizer...
Collor e Calheiros defendendo Sarney é putaria tando quando colocar um Vossa Excelencia antes de xingar um colega de trabalho.
O Vossa Excelencia deveria ser utilizado 'praquelas' pessoas que realmente merecem ser chamadas assim.
E não é o que acontece, não mesmo.
O Vossa Excelencia deveria ser utilizado 'praquelas' pessoas que realmente merecem ser chamadas assim.
E não é o que acontece, não mesmo.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Intuição e Deus
Acho que nada me foi tão forte quanto o que me ocorreu antes de ontem de madrugada. Domingo (2 de agosto) eu estava no metrô e liguei pra minha melhor amiga que eu não conseguia falar desde o dia 29 que foi aniversário dela. Conversamos e ela me disse que ia pra Lafayette, nos Estados Unidos naquele dia a noite e que voltaria dia 15 e a gente comemoraria o aniversário dela na volta. Passei o dia inteiro séria, por uma série de coisas que estava ocorrendo. A noite peguei o ônibus de volta pra Campos, em torno de umas 10 da noite. E não conseguia dormir de jeito nenhum. Chegando em casa, ligo a televisão e a globo passa a notícia de uma turbulência forte que tinha acontecido no voô da Continental airlines. Senti uma pressão no peito e falei, é o voô que ela pegou. Eu não tinha a mínima noção de onde ficava Lafayette, se era perto de Washington ou Miami... enfim, mas eu tinha certeza que era o avião. Entrei na net desesperada e deixei um recado pra ela. Não consegui dormir direito, passei o dia inteiro preocupada, quando entro no orkut a tarde, eis que surge essa mensagem dela "OIe, esta tudo bem. Foi a pior coisa que ja vivi, nascemos de novo. Foi Deus que segurou aquele aviao. Rze por pela nossa volta.bjs"
Eu nunca fiquei tão aliviada na minha vida. Não sei onde eu quero chegar com esse post, mas seja qual for sua religião, nunca deixe de agradecer, rezar e ouvir sua intuição.
PS: Polly e Bruno, amo vocês !
domingo, 26 de julho de 2009
Dá-lhe sorvete!
De acordo com matéria publicada no site da uol, ao ingerir pelo menos duas vezes por semana sorvete ao inves de leite integral a mulher melhoraria o funcionamento dos óvulos.
Pesquisadores de Harvard acompanharam por oito anos mais de 18 mil mulheres, com idade entre 24 e 42 anos, que apresentavam dificuldades para engravidar. No final da pesquisa, ficou constatado que as mulheres que consumiam diariamente pelo menos duas porções de sorvete tinham 85% mais chances de ovular do que aquelas que não o consumiam.
A pesquisa revelou ainda que a sobremesa diminui o risco de infertilidade em 22%. As mulheres que tomam sorvetes cremosos duas vezes por semana têm risco de esterilidade 38% menor do que aquelas que não se permitem nem uma casquinha por semana.
A explicação seria que a gordura presente no sorvete ativaria enzimas ligadas aos hormonios sexuais, sendo assim, otimizaria o funcionamento dos ovários, aumentando a fertilidade.
No verão então, as mulheres estão com o gás todo.
sábado, 25 de julho de 2009
56 milhoes
Primeiramente perdoem pelos nao acentos... teclado frances ! Quase morri de susto enquanto nao estava achando a exclamacao, ta certo que os franceses nao sao tao exclamativos quanto nos (com acento no o).
A megasena esta acumulada em 56 milhoes e isso me faz pensar na desigualdade social. Gente, 56 milhoes na mao de uma pessoa enquanto que poderia dividir entre muitas. Varias pessoas falam que doariam parte da grana, mas e quando isso acontece, sera que doam mesmo?
Eu, claro, iria adorar ser essa ganhadora, porém com toda certeza metade disso aih, iria pra projetos sociais.
Imagina se dividissemos isso por 2 daria 28 milhoes, desses olha quanta gente daria pra ajudar... aqui na cidade mesmo semana passada meu avo pediu de aniversario comidas para doar para o asilo, quando fomos levar nossas doacoes, vi a situacao que nossos velhinhos se encontram... pra eles 1 milhao ja ajudaria bem.
E o que seria esse um milhao dentre os 56?
Claro que eu espero que o ganhador (nao, eu nao estou concorrendo) de uma perfeita mudada na vida, mais ainda, espero que esse esteja precisando. E que mesmo se nao tiver, possa olhar por aqueles que necessitam.
A megasena esta acumulada em 56 milhoes e isso me faz pensar na desigualdade social. Gente, 56 milhoes na mao de uma pessoa enquanto que poderia dividir entre muitas. Varias pessoas falam que doariam parte da grana, mas e quando isso acontece, sera que doam mesmo?
Eu, claro, iria adorar ser essa ganhadora, porém com toda certeza metade disso aih, iria pra projetos sociais.
Imagina se dividissemos isso por 2 daria 28 milhoes, desses olha quanta gente daria pra ajudar... aqui na cidade mesmo semana passada meu avo pediu de aniversario comidas para doar para o asilo, quando fomos levar nossas doacoes, vi a situacao que nossos velhinhos se encontram... pra eles 1 milhao ja ajudaria bem.
E o que seria esse um milhao dentre os 56?
Claro que eu espero que o ganhador (nao, eu nao estou concorrendo) de uma perfeita mudada na vida, mais ainda, espero que esse esteja precisando. E que mesmo se nao tiver, possa olhar por aqueles que necessitam.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Viva o twitter
Gente, me rendi ao twitter. E olha que relutei bastante. Estava conversando com uma amiga ontem sobre isso, tempo pra gerenciar tantas coisas virtuais (msn, orkut, 2 blog´s, myspace, 3 e-mails [sendo que 1 deles eu deixei de mão], cartolafc (YES, I CAN)....)
Enfim, entre tantas outras coisas, fiz meu perfil no twitter e segui a MPB fm, como nada é por acaso, entrei no site que o meu querido "following" estava indicando e eis que me deparo com uma gama de excelentíssimos bloggeiros. Cultura dos pés a cabeça ! Eu fico orgulhosa de saber que existem pessoas assim no país, eu claro, na minha mínima cultura do lado dessas feras, em quem me espelho pra chegar lá um dia, quem sabe.
Não consegui ler ainda mais do que alguns posts porque estou fazendo um milhão de coisas ao mesmo tempo mas prometo que farei isso hoje a tarde (férias é bom por isso).
Beijos a todos e Viva a Cultura!
Enfim, entre tantas outras coisas, fiz meu perfil no twitter e segui a MPB fm, como nada é por acaso, entrei no site que o meu querido "following" estava indicando e eis que me deparo com uma gama de excelentíssimos bloggeiros. Cultura dos pés a cabeça ! Eu fico orgulhosa de saber que existem pessoas assim no país, eu claro, na minha mínima cultura do lado dessas feras, em quem me espelho pra chegar lá um dia, quem sabe.
Não consegui ler ainda mais do que alguns posts porque estou fazendo um milhão de coisas ao mesmo tempo mas prometo que farei isso hoje a tarde (férias é bom por isso).
Beijos a todos e Viva a Cultura!
quarta-feira, 22 de julho de 2009
querer...
Peguei minha mochila e coloquei tudo o que eu precisava para sair por aí.... Nada!
Minha fome é de viver...
Quero comer as frutas do pomar do vizinho e brincar de amarelinha no trilho do trem;
Quero construir castelos com meus sonhos e botar em cada torre o que eu preciso para consegui-los;
Quero que meu cabelo voe no alto da Pedra da Gávea;
Quero subir a escada que desce e gritar bem baixinho pra ninguém ouvir e dormir com o barulho da tempestade que cair lá fora.
Quero acordar com um macaquinho puxando minha orelha;
Quero as coisas menos planejadas e mais intensas;
Quero nadar e nadar e nadar e não morrer na praia
E mergulhar e voltar quantas vezes eu quiser
Eu quero você, nós e não a rotina que nos é imposta;
Quero te prometer coisas inesperadas
Quero te conhecer...
Minha fome é de viver...
Quero comer as frutas do pomar do vizinho e brincar de amarelinha no trilho do trem;
Quero construir castelos com meus sonhos e botar em cada torre o que eu preciso para consegui-los;
Quero que meu cabelo voe no alto da Pedra da Gávea;
Quero subir a escada que desce e gritar bem baixinho pra ninguém ouvir e dormir com o barulho da tempestade que cair lá fora.
Quero acordar com um macaquinho puxando minha orelha;
Quero as coisas menos planejadas e mais intensas;
Quero nadar e nadar e nadar e não morrer na praia
E mergulhar e voltar quantas vezes eu quiser
Eu quero você, nós e não a rotina que nos é imposta;
Quero te prometer coisas inesperadas
Quero te conhecer...
domingo, 19 de julho de 2009
Amor amigo
Sabe aquelas situações em que você se pega pensando como certas coisas seriam se determinadas coisas não tivessem acontecido !? Pois é... hoje eu pensei bastante sobre isso... até mesmo porque as coisas de hoje fizeram me pensar muito.
Não é por acaso que conhecemos pessoas e que as relações que criamos na nossa vida tem um propósito... ainda que a gente não saiba.
Sabe aquele primeiro amor !? Pois é... ele nunca vai deixar de ser amor, por mais que a palavra amor não signifique a mesma coisa que significava anteriormente.
O Amor se transforma, a relação pode acabar e o amor não. É aquele respeito, o querer bem... se preocupar e ainda ter prazer em estar junto.
É ainda conhecer pensamentos, saber o que o outro pensa só de olhar e rir das coisas que passaram. É onde entra aquela definição de que amor e amizade tem uma relação bem próxima, por que não !?
Não é por acaso que conhecemos pessoas e que as relações que criamos na nossa vida tem um propósito... ainda que a gente não saiba.
Sabe aquele primeiro amor !? Pois é... ele nunca vai deixar de ser amor, por mais que a palavra amor não signifique a mesma coisa que significava anteriormente.
O Amor se transforma, a relação pode acabar e o amor não. É aquele respeito, o querer bem... se preocupar e ainda ter prazer em estar junto.
É ainda conhecer pensamentos, saber o que o outro pensa só de olhar e rir das coisas que passaram. É onde entra aquela definição de que amor e amizade tem uma relação bem próxima, por que não !?
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Costumes
Já me acostumei a não pensar em você, já me acostumei a ir à Urca e não ficar te esperando, já sei abrir os olhos e não te ver, a acordar e não te sentir ao meu lado.
Já me acostumei sim, a ir a praia e não lembrar dos nossos planos, a sentar na areia e não ficar imaginando o que acontece no mundo enquanto as ondas vão e vem, me acostumei a comer peixe ao invés de batata frita.
Já sei dirigir sem jogar o carro pro acostamento e não pensar em quem está no carona do banco da frente, já sei conversar com as pessoas sem perguntar por você, já aprendi a passar pelo Largo do Machado e não lembrar que foi essa estranha coincidência que nos trouxe a essa realidade, aprendi que “Vamos fugir” é apenas uma musica que 90% dos cantores de barzinhos tocam após 3 ou 4 pessoas pedirem, além disso, depois de muito tempo, aprendi a comer o sanduíche segurando pelo guardanapo.
Já me acostumei sim, a ir a praia e não lembrar dos nossos planos, a sentar na areia e não ficar imaginando o que acontece no mundo enquanto as ondas vão e vem, me acostumei a comer peixe ao invés de batata frita.
Já sei dirigir sem jogar o carro pro acostamento e não pensar em quem está no carona do banco da frente, já sei conversar com as pessoas sem perguntar por você, já aprendi a passar pelo Largo do Machado e não lembrar que foi essa estranha coincidência que nos trouxe a essa realidade, aprendi que “Vamos fugir” é apenas uma musica que 90% dos cantores de barzinhos tocam após 3 ou 4 pessoas pedirem, além disso, depois de muito tempo, aprendi a comer o sanduíche segurando pelo guardanapo.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Felicidade ou momentos felizes?
Certa vez alguém me falou que existem momentos felizes e não a felicidade plena. Aonde então estaria a felicidade? Nos momentos felizes certo?!
Errado... mas aí nós começamos a ver exemplos que existem pessoas que encontram felicidade na tristeza. Ontem eu estava vendo uma reportagem sobre a vida da Farrah Faucet (aquela senhora que morreu no mesmo dia que o Michael – que fez as panteras) e ela, pouco antes de morrer dizia estar feliz por estar viva, mesmo com o câncer tomando o corpo dela.
Muitas vezes a gente nem para pra pensar, mas nem estamos com nada, temos saúde e estamos tristes... não temos ânimo pra nada... por que ?
Ta sempre faltando alguma coisa... dinheiro, amor, amigos, carinho, coisa com o que se ocupar...
Mas aí a gente chega na premissa de que a gente está em eterno crescimento e evolução... cada coisa que a gente passa na vida é um aprendizado... seria muito mais fácil se não precisássemos passar por coisas difíceis e dolorosas para aprender...
Sendo que, se fosse assim.... nem momentos felizes haveriam... a vida seria uma eterna monotonia.
Errado... mas aí nós começamos a ver exemplos que existem pessoas que encontram felicidade na tristeza. Ontem eu estava vendo uma reportagem sobre a vida da Farrah Faucet (aquela senhora que morreu no mesmo dia que o Michael – que fez as panteras) e ela, pouco antes de morrer dizia estar feliz por estar viva, mesmo com o câncer tomando o corpo dela.
Muitas vezes a gente nem para pra pensar, mas nem estamos com nada, temos saúde e estamos tristes... não temos ânimo pra nada... por que ?
Ta sempre faltando alguma coisa... dinheiro, amor, amigos, carinho, coisa com o que se ocupar...
Mas aí a gente chega na premissa de que a gente está em eterno crescimento e evolução... cada coisa que a gente passa na vida é um aprendizado... seria muito mais fácil se não precisássemos passar por coisas difíceis e dolorosas para aprender...
Sendo que, se fosse assim.... nem momentos felizes haveriam... a vida seria uma eterna monotonia.
domingo, 12 de julho de 2009
Eu por Martha Medeiros...
Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir. Não grite comigo, tenho o péssimo hábito de revidar. Acordo pela manhã com ótimo humor mas ... permita que eu escove os dentes primeiro. Toque muito em mim, principalmente nos cabelos e minta sobre minha nocauteante beleza. Tenho vida própria, me faça sentir saudades, conte algumas coisas que me façam rir, mas não conte piadas e nem seja preconceituoso, não perca tempo, cultivando este tipo de herança de seus pais. Viaje antes de me conhecer, sofra antes de mim para reconhecer-me um porto, um albergue da juventude. Eu saio em conta, você não gastará muito comigo. Acredite nas verdades que digo e também nas mentiras, elas serão raras e sempre por uma boa causa. Respeite meu choro, me deixe sózinha, só volte quando eu chamar e, não me obedeça sempre que eu também gosto de ser contrariada. ( Então fique comigo quando eu chorar, combinado?). Seja mais forte que eu e menos altruísta! Não se vista tão bem... gosto de camisa para fora da calça, gosto de braços, gosto de pernas e muito de pescoço. Reverenciarei tudo em você que estiver a meu gosto: boca, cabelos, os pelos do peito e um joelho esfolado, você tem que se esfolar as vezes, mesmo na sua idade. Leia, escolha seus próprios livros, releia-os. Odeie a vida doméstica e os agitos noturnos. Seja um pouco caseiro e um pouco da vida, não de boate que isto é coisa de gente triste. Não seja escravo da televisão, nem xiita contra. Nem escravo meu, nem filho meu, nem meu pai. Escolha um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o invente muitas vezes.
Me enlouqueça uma vez por mês mas, me faça uma louca boa, uma louca que ache graça em tudo que rime com louca: loba, boba, rouca, boca ... Goste de música e de sexo. goste de um esporte não muito banal. Não invente de querer muitos filhos, me carregar pra a missa, apresentar sua familia... isso a gente vê depois ... se calhar ... Deixa eu dirigir o seu carro, que você adora. Quero ver você nervoso, inquieto, olhe para outras mulheres, tenha amigos e digam muitas bobagens juntos. Não me conte seus segredos ... me faça massagem nas costas. Não fume, beba, chore, eleja algumas contravenções. Me rapte! Se nada disso funcionar ... experimente me amar!
Me enlouqueça uma vez por mês mas, me faça uma louca boa, uma louca que ache graça em tudo que rime com louca: loba, boba, rouca, boca ... Goste de música e de sexo. goste de um esporte não muito banal. Não invente de querer muitos filhos, me carregar pra a missa, apresentar sua familia... isso a gente vê depois ... se calhar ... Deixa eu dirigir o seu carro, que você adora. Quero ver você nervoso, inquieto, olhe para outras mulheres, tenha amigos e digam muitas bobagens juntos. Não me conte seus segredos ... me faça massagem nas costas. Não fume, beba, chore, eleja algumas contravenções. Me rapte! Se nada disso funcionar ... experimente me amar!
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Além do arco-íris
A ponte... atravesso-a em direção ao pote de ouro.
Meu arco-íris sobre a Guanabara
E nesse pote tem samba, tem funk e tem bossa...
Tem o paço do Mercado do Teles
Tem os 100 anos do Municipal
E tem a rampa do Belline
Tem aquele Cara lá em cima de braços abertos
Tem os micos na estradinha da Urca
Tem as voltas do trem da Central
E tem uma lagoa, cachoeiras e parques
O meu pote tem pessoas e barulho
Negras, mulatos, brancas e azuis
Gente colorida...
Tem sandália de couro e gravatas
Tem asas, que me fazem voar com os pés no chão
Tem a Mem de Sá e a boemia
Ah o carnaval...
Meu arco-íris vai sumindo...
E o caminho em direção oposta
E as lágrimas descendo junto com a ponte...
Podia ter sol e chuva o ano inteiro...
terça-feira, 7 de julho de 2009
Nome quase próprio
Todo mundo tem alguma coisa de Camila, eu muitas delas. Principalmente quando eu só consigo escrever quando estou perturbada, ou apaixonada, ou triste.... tem que tem algum sentimento e se for intenso, melhor ainda. Parece que o mundo só tem algum sentido através da escrita. Esse filme abriu minha cabeça pra diversas coisas, uma delas que a gente pode se expor da forma mais nua e crua, no sentido literal da coisa que a gente não vai estar mostrando nada, porque o fato de você mostrar quem você é implica muito mais coisas do que simplesmente um corpo nu. O interior de uma pessoa às vezes é tão inatingível quanto seu próprio entendimento do mundo, quanto você não saber quem você é e ficar buscando coisas que te façam entender o que é estar no mundo, ou o que seria viver nele. E o tempo todo vivemos buscando algo que nos leve pra longe da realidade, algo que esvazie nossa mente pras besteiras que ela costuma ter e passamos a nos encontrar entre bares e livros, tentando achar alguma explicação pra essa doideira. E quando essa realidade está próxima de tornar-se verdadeira, nos enfiamos embaixo do travesseiro para sonhar... e buscar uma outra falsa história que nos permita sair voando pela janela em busca de novos horizontes.
Assinar:
Postagens (Atom)