domingo, 9 de agosto de 2009

Afasta de mim esse cale-se


A ditadura acabou e restou a pseudo-censura. No caderno 'prosa e verso' do jornal o Globo de ontem (08/08/09) estavam 3 páginas falando sobre o poder (seja ele público ou privado) e a censura. Opiniões das mais diversas pessoas e intelectuais que convivem com uma pré-leitura do que pode ser publicado em jornais ou não. Infelizmente, poucas pessoas acompanham blogs e acredito que essa versão online de tantos "pasquins" muda um pouco essa concepção de matérias embargadas por juízes.
Ora, se somos uma democracia, temos o direito de expressão e consequentemente saber o que se passa verdadeiramente a nossa volta.
Mas aí vai a minha pergunta, é tudo muito bonito na teoria, mas o que aconteceu com o documentário 'Muito além do cidadão Kane' que falava sobre uma possível ligação entre as organizações globo e as decisões e influências políticas no país?
Por que o conselho de jornalismo não tentou embargar a decisão do STF em extinguir o diploma? Mais ainda, porque nas cidades do interior qualquer político pode ser dono de um jornal e influenciar na opinião pública?
Se existisse um conselho de jornalismo forte, com suas regras e que a principal bandeira fosse a imparcialidade, esse país não estava do jeito que está. Sei que muita gente se chocaria ao saber de muitos fatos podres que estão obscuros ao seu lado, mas pelo menos seria mais difícil de arquivar, por exemplo, todas as merdas que estamos vendo no Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário