segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Politicagens baratas


Me segurei pra não falar sobre esse tema, mas com a chegada das eleições não tem como. Eu fico pensando no que uma pessoa faz pra se prestar a ligar sua imagem à qualquer partido que seja só pra tentar uma vaguinha lá, em meio à câmaras, assembléias e outras coisas.
Antigamente, acreditava-se em ideologias partidárias, hoje, como cada partido tem que ter um representante, tem sempre um se ligando a um PPPB (Pequeno Partido Popular Brasileiro) e as idéias são tão pequenas quanto os partidos. Ideologias!? Pra que isso se o importante é estar lá e ganhar meus 5.000 reais, mais 10 contos de benefícios no mínimo, não é mesmo?
E aí nós vemos isso tudo que passa no CQC e no Pânico como um programa de humor, porque só rindo mesmo dessa palhaçada toda. É deputado assinando uma falsa PEC - Sobre a inclusão da cachaça sem saber o que tava escrito, é candidato sem saber o que um deputado faz...
O pior é que eu tenho essa podridão toda ao meu lado, em Campos dos Goytacazes, minha cidade natal em 8 anos teve 7 prefeitos, três eleições e tá pra ter mais uma agora. E as pessoas ficam inelegíveis para governo do estado, mas para deputado federal não. Pergunta, se conseguiram provar alguma coisa? Tiram do governo, eles saem e depois de três anos voltam com a cara mais limpa do universo (cara de pau). Improbidade administrativa, desvio de verbas, não aprovação de contas e ninguém acha alguma coisa que prove. Ou será que acha e a propina trata de esconder?
Será que ninguém aprendeu em casa que o que é seu, é seu e o que é do povo é do povo. Porque ninguém consegue administrar sem roubar um real, cara !?
Porque com todas as mordomias, o aumento do salário dos parlamentares é o ÚNICO que tem reajuste todo ano quase? Será que não é suficiente ter auxílio alimentação, moradia, viagem, escola para os filhos?
O que acontece é que eles querem mais. Sempre mais. Parece que a única salvação hoje é ser político. Todo mundo quer. Estudar que é bom, nada. Trabalhar então...
A população tem (grande) parcela de culpa. Porque vende seu voto, porque é mais fácil votar em quem faz restaurante à 1 real, que aí podem continuar pedindo dinheiro no sinal, que se derem 1 real, já garante a alimentação do dia.
Muitos falam que essa é a educação que eles priorizam nas escolas públicas (a de não formar jovens críticos) ou por isso que os políticos não priorizam educação. Gente, mas e essa galera que trabalha e faz faculdade à noite? Esses estudantes de escola pública que ralam pra caramba pra conseguir um emprego? Essas pessoas que mesmo não tendo muita coisa, não aceitam receber misérias e lutam por seus sonhos? Infelizmente, não são muitas. As pessoas são acomodadas.
Queria que tudo isso fosse ilusão ou conseguir acreditar que um dia o Brasil conseguirá ser um país politicamente decente, mas enquanto a população não for decente, fica tenso.

'Dormia, a nossa pátria-mãe tão distraída...' (Chico Buarque)

2 comentários:

  1. A culpa não é só na hora do voto e no caratér também. O povo reclama, mas na hora de não usar uma carteirinha falsa de estudante, usa. Na hora de não estacionar em local proibido, estaciona. Na hora de beber e não dirigir, dirige. Quando a mentalidade do povo mudar, que pode-se cobrar algo dos políticos.

    Ah, respondendo sua retórica. Acho que é esconde. "Ou será que acha e a propina trata de esconder?".

    ResponderExcluir
  2. Vc já pensou em tirar essas letrinhas chatas?! É MUITO melhor sem.

    ResponderExcluir