quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ensaio sobre a música clássica.

Tem duas coisas que me fazem bem quando eu não estou muito bem: cinema e literatura.

Terça-feira fui ao shopping no intuito de assistir um filme. Desisti porque o filme que eu queria ver não batia com o horário que eu tinha livre, então fui à livraria. Não é daqueles tipos que eu gosto, que tem um café onde podemos começar a degustar o livro ali mesmo, sendo assim, comprei o dito cujo e fui pra casa.

Estava no ponto de ônibus quando comecei a ler e não parei mais até terminá-lo (fiz isso em 3 horas e meia).

Trata-se do livro "Uma paixão por cultura" de Carlos Eduardo Palleta Guedes.

Conta a história de um cara que não liga a mínima pra arte até que conhece uma estudante de jornalismo chamada Thaís [confesso que foi um dos motivos que levou a compra do mesmo]. Para entrar no mundo dela, ele precisa aprender sobre música clássica, filmes e literatura. Achei interessante o modo como o autor tratou a temática e o jeito de passar a mensagem pra um público alvo que não curte a 'alta cultura'. Numa das partes, ele dá uma introdução e conta histórias de gênios da música clássica como Bach, Bethoveen e Mozart e como e por onde começar apreciá-los. Além disso, o livro faz um caminho sobre filmes e livros imperdíveis em uma leitura que não cansa, muito pelo contrário, te prende e quando você vê, já devorou o livro todo.

Pra quem gosta de penetrar no fantástico mundo cultural é uma excelente proposta.


Obs: É bom ler o livro escutando III Allegro Scherzando - Augustin Anievas

'Depois de Bach, veio Mozart. Meus pensamentos foram muito longes enquanto me convencia que hoje seria o primeiro de muitos dias até me tornar alguém culto (pensava: '' a M.L. irá me odiar quando souber que fui a um concerto!''). Mas,ao retornar, adorei estar ali...'

Pra quem quiser comprar o livro clique aqui

Um comentário:

  1. Cool!
    Eu gosto de música clássica (tem que ser alta), mas não saco. Simplesmente gosto. Aliás, não entendo mto de música. rsrs
    Fui numa apresentação de coral no sábado. O povo que entendia lá debatendo... e eu só apreciando! :-)

    ResponderExcluir