domingo, 12 de setembro de 2010

Se cuida tá?


Quem nunca escreveu ou disse isso pra alguém que atire a primeira pedra. Mas ninguém, (pra não generalizar) quase ninguém fala 'se cuida' com a intenção de dizer pra pessoa tomar cuidado com si mesma ou algo do gênero.
O 'se cuida' é uma forma carinhosa e ao mesmo tempo de não dar o braço à torcer ao dizer 'te adoro'. Há ainda, alguns 'it means' que funcionariam como uma mensagem subliminar de 'eu gostaria de estar cuidando de você'. Outros simplesmente, para demostrar carinho e ainda um significado de alguma coisa da boca pra fora mesmo.
O que eu quero dizer com isso tudo é que as relações atualmente andam sendo tão estudadas, tão minuciosas que as pessoas perdem um pouco aquela coisa de dizer o que realmente sente porque determinada pessoa vai achar isso ou aquilo.
Os sentimentos estão sendo cada vez mais racionais, acho que acabou um pouco a onda das cartas apaixonadas, das declarações [isso na parte da conquista].
Acho que perdeu um pouco aquele mistério gostoso. Hoje é tudo no 'ou vai ou racha'.
As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se num piscar de olhos e quando vai ver a fila já andou uns 700km.
Um exemplo num poema de Drummond 'O amor antigo tem raízes fundas, feitas de sofrimento e de beleza, por aquelas mergulha no infinito, e por estas suplanta a natureza'.
E depois de pesquisar bastante sobre o assunto e lendo meus livros, acho uma crônica da Martha Medeiros que fala exatamente disso.

'E num mundo de múltiplas possibilidades, de ofertas de amor
em cada esquina, de ficação em festas e relacionamentos virtuais,
quem vai querer se amarrar pela palavra?'

Complicado é quando isso vira costume e passa a fazer parte do relacionamento. Claro que atos dizem, muitas das vezes, mais do que palavras. Mas pode ter certeza, que ninguém reclamaria de um sonoro 'eu te adoro'.

7 comentários:

  1. Tem alguém apaixonada aí?! kkk

    ResponderExcluir
  2. Tenho amigo sempre fala pra mim bjs se cuida

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse significado! Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Belo texto Thais! Tomei a liberdade de enviá-lo a uma pessoa especial que surgiu na minha vida! Um dia ela me escreveu um "se cuida" e pra uma pessoa apaixonado isso soa melor ainda que um Eu te amo!

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu tenho um amigo que sempre vem me ver e quando ele se dispede de mim ele fala se cuida, então é verdade que essa palavra significa eu ti amo. Adoraria saber

    ResponderExcluir