terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Carlos Djalma - Um 'monstro' da arte



Como eu disse a vocês, meu primeiro post sobre as descobertas que fiz nessa viagem vai ser sobre um artista que me encantou desde que pisei na portal da mostra de arte em João Pessoa - PB.
Eu entrei na exposição e fiquei perplexa quando descobri que não se tratava de uma exposição de fotografias, mas sim, de pintura. É tão real, tão real que em cada quadro eu ficava olhando por uns 30 minutos tentando captar a essência desse artista tão pouco conhecido (por mim, que não tenho tanto conhecimento em artes plásticas como eu gostaria).



Falando um pouco sobre ele, esse pintor de João Pessoa nasceu em 18 de abril de 1966.
Em 1977 ele começou um curso de investigação no domínio das artes visuais, feitas de experimentação contínua, centrada no conhecimento profundo dos diferentes materiais e técnicas de pintura.
Em 1984 obteve a primeira participação em uma exposição coletiva.
Em 1987 ele abriu sua primeira exposição individual.
Em 1998 criou em sua cidade natal, na Galeria de Arte, um espaço dedicado à divulgação de obras de arte e design de artistas paraíbanos.

Em 2000 mudou-se para a Itália para estudar na Academia de Belas Artes de Bolonha sobre "Metodologia da conservação do património artístico e cultural", que lhe permitiu explorar e aprender as técnicas dos mestres do passado.
Em 2005, concluiu o curso de estudo discutindo uma tese intitulada "Descobrimento e do renascimento de uma pintura de Anatole Dauvergne.

Hoje, depois de uma pesquisa produzida ao longo dos anos por várias fases de experimentação, a sua vida artística e profissional é dividida entre a Itália e o Brasil, entre seu laboratório em Bolonha e em João Pessoa.

-------------------
Eu sempre digo a todo mundo que vale a pena conhecer novos artistas, ir a museus e ver de perto nossa cultura que é tão grande e tem tão poucos conhecedores e curiosos.
A arte engrandece a gente, nos faz entender melhor o mundo que nos cerca.

"A arte vence a monotonia das coisas assim como a esperança vence a monotonia dos dias." (Gilbert Keith Chesterton)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Acabou nosso carnaval, ninguém ouve cantar canções...


Então gagacinhas, estou eu aqui de volta. Depois de ter viajado pelo Brasil (ô que país lindo). Vou contar algumas coisas pra vocês.
Quando eu saí, fui pro bloco da UBZ no Rio... e uma amiga passou por dificuldades e percebi o quão importante é ter uma pessoa com quem possamos contar do nosso lado. É incrível que eu mesmo passando um dia inteiro dentro de um hospital estava feliz por poder estar ali sabe, não que a situação tenha precisado de felicidade. E não é porque ela lê isso aqui que eu estou escrevendo, porque realmente sabemos quem está com a gente ou não. E ela desde o primeiro dia que me conheceu esteve comigo e isso não tem preço. Independentemente do que aconteceu amiga, quero que saiba que estarei junto sempre viu. E fiquei muito feliz por ter ajudado um amigo que não tinha pra onde ir.

Viajei na quinta dia 04 pra João Pessoa. Gente que cidade linda. Um lugar que não é divulgado pela mídia, que os carros param pra vc atravessar na faixa de pedestres, que você pode dar um mergulho e deixar sua bolsa na areia... fora as pessoas que conheci. Amei demais !!! Obrigada a todo mundo!!!!

Quem for a João Pessoa
-> Só vá a Picãozinho quando a maré estiver 0.0 (zero ponto zero). Senão juro que não vale a pena.
-> Coma bode assado no bodódromo que fica na Praia do Cabo Branco. Em frente ao único prédio grande na orla.
-> Não deixem de conhecer o centro histórico. Tem prédios lindos.

Na outra quinta fui pra Salvador. Inexplicável, Indescrítivel. É uma energia enorme desde que você pisa no aeroporto as 5 da manhã. Até a hora que você vai embora.
Dé, obrigada por ter me buscado no aeroporto, pela moqueca maravilhosa, pelo cordãozinho... =]
Luciano e família obrigada por tudo, tudo mesmo !!! Não tenho palavras pra expressar minha gratidão por terem me recebido sem nada em troca.
Monica pelo 'tempero da baiana', pelas conversas e por ter lavado meu tenis (sua doida).
Obrigada ao Camarote do Reino e ao Camarote Cerveja e Cia pelo melhor carnaval da minha vida. Obrigada ao Saulo da Banda Eva pelo espetáculo, aos carinhas da corda por me colocarem no bloco mesmo com o abadá do camarote (lep mode on). Até ano que vem COM TODA CERTEZA DO UNIVERSO.

E Sábado cheguei ao Rio. BBT (Big Brother Tijuca) com 12 pessoas numa casa. Amizade falou mais forte e voltei mais cedo de Salvador. Fêeeeeeeee que felicidade vc ter voltado da Holanda ! Fora os perrengues, as discussões amizade é isso e não tem como ser diferente. Nos amamos assim e ponto final.

Enfim,
escrevo melhor depois, com mais calma.... tenho coisas pra contar de descobertas que eu fiz nessa viagem.

Beijos e espero que tenham tido um carnaval ótimo.